
O macarrão e a dieta humana...
Os carboidratos são os principais nutrientes que compõe o macarrão.
Também conhecidos como ‘açúcares’, os carboidratos são um dos componentes mais abundantes na natureza e são as principais fontes de energia para o organismo, sendo portanto essenciais na dieta alimentar.


As células do organismo transformam os carboidratos que ingerimos em energia e também os armazenam para serem utilizados como reserva energética.
O guia alimentar para população brasileira do ministério da saúde recomenda que 55 a 75% do total de calorias ingeridas diariamente deve ser composta por carboidratos³.
Os carboidratos presentes no macarrão são classificados como carboidratos complexos e são digeridos mais lentamente quando comparados aos carboidratos simples. Isso garante uma sensãção de saciedade ("barriga cheia") por mais tempo, além de apresentarem um índice glicêmico (quantidade de açucar no sangue) entre baixo e moderado.
A produção de macarrão é feita, preferencialmente, utilizando-se farinha de granulação mais fina, na qual os grãos do trigo passam por um processo de refinamento e, portanto, perdem parte de seus nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras.


Algumas produções de macarrão são feitas com os grãos integrais do trigo. Esses alimentos possuem maior teor de fibras, que promovem um trânsito intestinal normal e, portanto, auxiliam na prevenção de doenças como a diabetes e a doença diverticular do cólon. A fibras fornecem maior saciedade e tornam a velocidade de digestão e de absorção dos nutrientes mais lenta do que nos produtos feitos com os grãos refinados.
Tabela nutricional para Macarrão Integral
Fonte: Petybon <www.petybon.com.br>
A ingestão de macarrão, assim como de qualquer outro alimento, deve ser equilibrada. Por ser um alimento rico em carboidratos, o macarrão é muitas vezes associado ao ganho de peso, entretanto essa situação só é real quando ele é consumido excessivamente ou ainda de acordo com o acompanhamento com o qual ele é consumido (tipo de molho, queijo ralado, etc.) que pode agregar calorias no prato final.


Fontes: 1-Reis, T. A.; Caracterização de macarrão de massa seca enriquecido com farinha de polpa de pescado; Universidade de Lavras; 2013
2- Pizza & Delivery; História das massas alimentícias; editora Insumos; n° 13; 2012
3- Abimapi