COMPOSIÇÃO
A composição básica do macarrão tem como principal nutriente o carboidrato, entretanto, o mercado atual tem seu espaço tomado por massas que além de saborosas, apresentem alguma funcionalidade que traga benefícios a saúde do consumidor, além serem mais nutritivas.


No Brasil, desde 2002, (RDC ANVISA n◦ 344)², toda farinha utilizada na produção de alimentos deve conter ferro e ácido fólico* na sua composição
Um dos principais alvos para melhorar a composição e tornar o macarrão um alimento mais saudável é a farinha de trigo. Atualmente são utilizadas diversos tipos de farinha (ver ingredientes) que são processadas de diferentes maneiras e apresentam composição nutricional mais rica, como é o caso por exemplo da farinha integral.
Você Sabia?

Além da farinha, outra maneira de tornar o macarrão mais saudável é a adição de outros ingredientes que demonstram funcionalidade e enriquecem a composição, como é o caso por exemplo da cúrcuma e do urucum. A adição de legumes e vegetais também é outra alternativa cada vez mais comum. Esses ingredientes já são aplicados pela indústria de massas e comercializados em supermercados , é o caso por exemplo de massas verdes feitas com espinafre.
Paralelamente, muitos estudos são feitos em busca de novas alternativas de ingredientes para serem acrescentados nas massas como por exemplo, o uso de farinha de maracujá como substituinte da farinha ou da sêmola de trigo. Apesar de muitas dessas inovações ainda não estarem presentes nos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados, elas podem ser, em um futuro próximo, opções favoráveis para tornar cada vez melhor a composição do macarrão.